Este sábado, 24/09/2016, será um dia diferente para os 45 participantes da 2ª Edição do “DESAFIO EM ROBÓTICA”, na CATÓLICA DE SANTA CATARINA em Jaraguá do Sul e Joinville. A batalha de robôs ocorre a partir das 13h30min, nas duas unidades, e conta com a participação dos alunos do ensino médio das regiões de Jaraguá do Sul e Joinville. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Os robôs foram criados pelos próprios participantes, que participaram de um curso gratuito durante três sábados. Nos encontros, eles aprenderam a programar com a ajuda de “padrinhos” – acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação.

Para ficarem aptos para a competição, os alunos participam de um último treinamento no sábado de manhã. A disputa começa às 13h30min, nos seguintes locais: na sala 8, bloco D (unidade de Jaraguá do Sul) e em frente à biblioteca (unidade de Joinville). Serão 30 competidores em Jaraguá do Sul e 15 em Joinville.

Em Jaraguá do Sul, os robôs deverão percorrer uma pista sinuosa montada sobre uma base de borracha. Ganha a prova a equipe que fizer o trajeto em menos tempo. Em Joinville, as equipes desenvolverão robôs de sumô, que se enfrentaram num dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas). Vence aquele que conseguir ficar dentro do espaço nos três rounds, de 60 segundos cada um.

Para conseguir desenvolver os robôs, os alunos precisam saber matemática, física, mecânica e raciocínio lógico, além de exercitar a criatividade. O professor Manfred Heil Júnior, um dos organizadores da competição, destaca que a iniciativa ajuda os estudantes a enxergarem a aplicação dos conceitos que aprendem na escola.

“Os alunos vão levar conhecimentos importantes para a vida. As aulas também podem ajuda-los na escolha da profissão que desejam seguir”, comenta.

O Desafio em Robótica conta com o patrocínio da 3D Innov Brasil, Adapcon Click Odontologia, Consistem e Biamap, e apoio da J7S, ZHZ, Menegotti Máquinas, Augustin Metalúrgica, Unimatriz, Buhler, Efitras, TecnoTêmpera, Hidefran Ferramentaria e Metalúrgica Hame.

Montagem e programação dos robôs é realizada com a ajuda de alunos do curso de Sistemas de Informação

Montagem e programação dos robôs é realizada com a ajuda de alunos do curso de Sistemas de Informação

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *