Se você é estudante do ensino médio e adora tecnologia, então não pode perder a 2ª edição do “Desafio em Robótica”, que será realizado no dia 24 de setembro. A competição entre robôs, que serão criados pelos próprios participantes, ocorrerá a partir das 13h, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville.

A competição é promovida pelo Curso de Sistemas de Informação. Podem participar alunos do segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares das regiões de Jaraguá do Sul e Joinville. As inscrições devem ser feitas no site www.catolicasc.org.br/jaragua-do-sul ou www.catolicasc.org.br/joinville. As equipes deverão ser formadas por quatro pessoas.

Para aprender a montar os robôs, serão oferecidos três treinamentos gratuitos nos dias 10, 17 e 24 de setembro (sábados), nas duas unidades da Instituição. Nos dois primeiros encontros, as aulas serão das 8h às 12h e das 13h às 17h. No último dia, quando ocorre a competição, o treinamento ocorrerá das 8h às 12h.

Em Jaraguá do Sul, os concorrentes participarão de uma disputa de rapidez e agilidade com robôs seguidores de linha. Os participantes deverão percorrer uma pista sinuosa montada sobre uma base de borracha, de 3,40 metros de comprimento por 2,50 metros de altura. Ganha a prova a equipe que fizer o trajeto em menos tempo. Os robôs seguidores de linha são autônomos, contando com sensores de refletância que “enxergam” a cor preta da pista e a cor branca da linha traçada sobre a base.

Em Joinville, as equipes participantes desenvolverão robôs de sumô, que se enfrentaram num dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas) montado para a competição em rounds de um minuto. Durante a luta, um robô empurra o outro para tentar tirá-lo da arena com 82 centímetros de diâmetro. Ganha aquele que conseguir ficar dentro do espaço nos 60 segundos de cada um dos três rounds. Os robôs de sumô são autônomos, equipados com sonares que detectam o oponente dentro da arena.

No ano passado, o evento teve 34 competidores. Nas duas unidades, a disputa envolveu somente a categoria robô de sumô.

Aulas de robótica e programação

Durante o treinamento, os participantes terão aulas de programação e robótica. Para orientar os estudantes, os acadêmicos da graduação criaram um framework – linguagem de programação que possibilita a realização dos movimentos do robô.

O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, comenta que, para criar os robôs, os alunos precisarão utilizar conhecimentos das disciplinas como matemática, física, mecânica e raciocínio lógico, além de exercitar a criatividade. “Os participantes precisarão seguir determinados critérios na hora de montar o robô. Para isso, precisarão ser bastante criativos”, comenta

A Católica SC em Jaraguá do Sul fica na Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau.

Em Joinville, a unidade está localizada na Rua Visconde de Taunay, 427, Centro.

Outras informações podem ser obtidas com Maurício Henning, pelo telefone (47) 3275-8229 ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br, ou com o Setor de Extensão, pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail extensao@catolicasc.org.br.

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *