Na terça-feira, 15, o professor do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, Manfred Heil Júnior, e os acadêmicos da graduação João Schmitt, Joe Vogel Júnior, Fernando Borgmann e Fabrício Konell, realizaram uma apresentação sobre projetos que a Instituição desenvolveu utilizando o conceito de Internet das Coisas e outros desenvolvidos pelo Grupo de Robótica. O evento ocorreu no auditório da unidade de Jaraguá do Sul.

Internet das Coisas – ou Internet of Things, no original em inglês (IoT) – é o termo usado para definir dispositivos físicos ou virtuais conectados à Internet. Entre os cases apresentados está o sistema que a Católica SC e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) criaram no ano passado para sensoriamento de máquinas agrícolas, para medir umidade, temperatura, conforto acústico e outros fatores nos tratores da fabricante New Holland.

Outra iniciativa de sucesso apresentada foi o robô que rendeu à Católica SC o primeiro lugar na categoria Trecking na 10ª Winter Challenge, em julho de 2014, em São Caetano do Sul (SP) – que reuniu universidades de todo o país. Nesta categoria, os robôs autônomos tinham de percorrer um campo de futebol localizando três cones.

O evento foi prestigiado por acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Design.

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *