A Católica de Santa Catarina foi campeã do 6º Campeonato de Robótica Móvel, promovido pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) de Joinville, nesta quarta-feira, 18. O Centro Universitário inscreveu dois projetos na competição, sendo que um deles conquistou o 1º lugar e o outro classificou-se na 3ª colocação.

Participaram do campeonato sete acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica que fazem parte do Grupo de Robótica da Instituição – seis estudantes são da unidade de Jaraguá do Sul e um é de Joinville.

O projeto Herbie, que sagrou-se campeão, contou com a participação dos alunos Fabricio Konell (8ª fase), Luiz Almeida Junior (6ª fase), Renaldo José Viola Junior (8ª fase), do Curso de Sistemas de Informação, e Igor Affonso Augustin, da 6ª fase do Curso de Engenharia Mecânica. O projeto Nêmesis, que conseguiu a medalha de bronze, foi desenvolvido pelos acadêmicos de Sistemas de Informação Antônio Sérgio de Souza Borges Junior (6ª fase), Fernando Cardoso Garcia Filho (2ª fase) e Igor Fachini (2ª fase). Os alunos estavam acompanhados dos professores Manfred Heil Júnior e Glauco Vinícius Scheffel.

Os participantes tiveram o desafio de construir e programar robôs autônomos, capazes de se locomoverem por um trajeto específico, no menor tempo possível. Os robôs tinham sensores para identificar a linha do percurso, e eram controlados por meio de microcontroladores. Foram propostos aos competidores dois trajetos, que deveriam ser percorridos em no máximo três minutos, mas só foram conhecidos instantes antes das provas. As equipes que tiveram melhor desempenho no primeiro percurso foram classificadas para disputar a segunda pista, que tinha um maior grau de complexidade.

Participaram da competição cerca de 60 estudantes, distribuídos em 15 equipes. Além da Católica SC, o campeonato contou com competidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade da Regional de Blumenau (FURB), Colégio Bom Jesus, Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) e UNISOCIESC. Os participantes são acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, de Produção, Mecatrônica e Ciência da Computação, e também alunos do ensino médio.

A iniciativa é do Grupo Estudantil de Robótica Móvel (GERM), ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da UDESC.

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *