No último sábado, 18, ocorreu o encerramento das aulas do curso “Programação com Arduíno Básico”, promovido pelo Grupo de Robótica da Católica de Santa Catarina. A capacitação teve quatro encontros e foi realizada entre os meses de maio e junho, no Laboratório de Hardware da unidade de Jaraguá do Sul. O curso contou com a participação de 18 estudantes e profissionais de tecnologia da informação e engenharia.

De acordo com o professor responsável pelo projeto, Manfred Heil Júnior, comenta que, através da capacitação, os estudantes adquiriram conhecimentos mais aprofundados sobre sistemas embarcados – sistemas computacionais completos e independentes encarregados de executar apenas uma determinada função.

São exemplos de sistemas embarcados aparelho de som, televisão, câmera digital, brinquedos, modem ADSL, entre outros. Os sistemas embarcados também são muito utilizados para o controle de processos de produção nas fábricas.

“Com o conhecimento que adquiriram, esses jovens terão mais facilidade de se inserirem no mercado de trabalho, considerando que a área de automação e de sistemas embarcados não para de crescer”, comenta Manfred. O professor acrescenta que dois participantes do curso buscaram a capacitação com o objetivo de colocarem em prática projetos pessoais envolvendo esse tipo de tecnologia.

Grupo participará do maior combate de robôs da América Latina

Com a verba arrecadada através do curso, o Grupo de Robótica conseguiu arrecadar recursos suficientes para participar da 12 ª Winter Challenge 2016”, evento internacional de robótica que ocorre em São Caetano do Sul (SP), de 7 a 10 de julho.

O valor será utilizado para custear as despesas de transporte e alojamento dos competidores e de inscrição dos robôs. Promovida pela empresa de tecnologia Robocore, a Winter Challenge é considerada o maior combate de robôs da América Latina.

Em 2014, a equipe Wickedbotz, da Católica SC, sagrou-se campeã do evento na categoria Trekking. Na prova, os robôs autônomos – que utilizam GPS, bússola e sonares – tiveram de percorrer um campo de futebol, localizando três cones.

A Wickedbotz é uma equipe de guerra de robôs criada em 2008, em Joinville, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. Atualmente, o grupo envolve acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia Elétrica e Mecânica das unidades de Jaraguá do Sul e Joinville.

Além de levar o nome da Católica SC nas disputas em que participa, o grupo também difunde o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido.

Outras informações sobre a equipe podem ser obtidas no Site ou na nossa pagina do Facebook.

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *