O professor do Curso de Sistemas de Informação da Católica SC, Manfred Heil Júnior, ministrou uma palestra sobre Internet das Coisas nesta quinta-feira, 12, no DISBRAVE – 1º Encontro Regional de Empreendedorismo, em Joinville. O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre empreendedores dos mais diversos segmentos.

Internet das Coisas (ou Internet of Things, no original em inglês) é o termo usado para definir dispositivos físicos ou virtuais conectados à Internet. De acordo com o professor Manfred, este conceito já está presente em itens do nosso vestuário sem que a gente perceba. É o caso dos relógios e tênis que enviam dados como o número de passos, calorias gastas e até a qualidade do sono do usuário.

Pesquisa realizada pela multinacional Cisco Systems mostra que as empresas de tecnologia apostam cada vez mais nesse setor. Conforme o levantamento, em abril de 2014 havia 12,1 bilhões de dispositivos integrados à Internet no mundo. A previsão é que, em 2020, cerca de 50 bilhões de dispositivos estarão presentes em casas, carros, eletrodomésticos, roupas e outros itens do cotidiano.

Manfred destacou que o Curso de Sistemas de Informação da Católica SC já desenvolve sistemas de controle e coleta de dados em dispositivos através da Internet, usando técnicas aplicadas na Internet das Coisas. Exemplo disso é o desenvolvimento de um projeto de sensoriamento de máquinas agrícolas, para medir umidade, temperatura, conforto acústico e outros fatores nos tratores da fabricante New Holland.

O projeto, pioneiro no Brasil, foi desenvolvido em parceria entre a Católica SC e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *