Os professores do curso de Informática (Sistemas de Informação) da Católica de Santa Catarina, Maurício Henning, Manfred Heil Júnior e Anderson José de Souza irão apresentar um artigo científico de autoria deles no XXXII Internacional Sodebras Congress, que acontece de 5 a 7 de dezembro em Curitiba (PR). O congresso internacional é um espaço para especialistas e acadêmicos trocarem experiências sobre os projetos desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento.

O artigo “A Robótica como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio” apresenta uma proposta para aplicar a robótica no ensino da matemática nas escolas públicas, com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina. Os professores defendem que a experiência deve tornar as aulas mais dinâmicas e despertar nos alunos o interesse pela pesquisa.

O modelo apresentado para implantar a ideia é baseado no Projeto Arduino, um pequeno computador em que é possível programar para processar entradas e saídas entre o dispositivo e os componentes externos conectados a ele. Esse equipamento permite a conexão de diversos dispositivos, como leds, sirenes, motores, sensores e outros que podem representar diversas aplicações da vida real.

No desenvolvimento do projeto, os alunos aprendem a utilizar uma pseudo- linguagem de programação, conceitos de introdução ao raciocínio lógico e a desenvolver o processamento de dados. Depois, eles conhecem os tipos de equipamento existentes no mercado e os diferentes projetos que podem ser criados de maneira simples e interessante. “Dessa forma, os estudantes aprendem a resolver de forma mais interativa os problemas matemáticos apresentados”, acrescenta o professor Maurício Henning, também coordenador do curso.

Maurício pontua ainda que o crescente interesse dos jovens pela área de robótica e a inserção de novas formas de aprendizado possibilitadas pelo avanço tecnológico como alternativa ao modelo tradicional de ensino favorecem o processo de aprendizagem. “A partir de agora é preciso desenvolver novos experimentos que possam ser utilizados em outras disciplinas, como física e ciências”, avalia.

A Sodebras (Soluções para o Desenvolvimento do País), organizadora do congresso internacional, é uma conceituada revista eletrônica técnica científica que publica artigos científicos desenvolvidos por especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Na Católica SC, curso gratuito na área já é realidade

Na Católica de Santa Catarina, o oferecimento de cursos gratuitos de robótica aos estudantes do ensino médio já é uma realidade. O projeto está no segundo ano e tem apresentado resultados interessantes. Em 2013, o curso teve a participação de 50 alunos e parte deles apresentou um melhor desempenho escolar a partir da iniciativa. Neste ano, o projeto atendeu a 40 alunos de Jaraguá do Sul e Joinville.

Outras informações sobre o curso gratuito de robótica oferecido pela Instituição podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8229 – Jaraguá do Sul e (47) 3145-9710 – Joinville ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br.

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *