WickedBotz

Projetos Sociais

Incentivando e inspirando crianças, adolescentes e jovens a se integrarem nesse vasto campo que é a robótica

Cursos de Robótica Básicos

A Católica SC abriu o curso de Robótica com a Aula Inaugura del Robótica para Alunos do Ensino Médio. Campus América Joinville.

Em 2013, o Curso de Sistema de Informação promoveu nos campi de Joinville e de Jaraguá do Sul um workshop de Robótica Básica para fomentar o raciocínio lógico e o uso de programação. Esse treinamento foi uma iniciativa dos professores. Manfred Heil Junior e Mauricio Henning, do Curso de Sistemas de Informação. O workshop foi gratuito e disponível para 30 alunos do ensino médio em cada campus. No término das aulas, os alunos construíram seis robôs a partir de material de sucata.

Em 2014, o Curso de Sistemas de Informação promoveu mais um workshop nos campi de Joinville e de Jaraguá do Sul de Robótica Básico com os mesmos objetivos do ano anterior. O curso foi gratuito e disponível para 20 alunos do ensino médio em cada campus. No término das aulas, os alunos construíram dois robôs aranha a partir de varetas de solda e material de sucata.

2014-11-26 16.45.40

Desafio de Robótica

IMG_0641

O Desafio de Robótica é um projeto social que faz parte do programa União Educativa da Católica de Santa Catarina, onde alunos do ensino médio têm uma capacitação em robótica e participam de uma pequena competição entre eles, com prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares.

O desafio acontece nos dois campi da Católica: em Joinville e Jaraguá do Sul. Dois dos acadêmicos participantes do Grupo de Robótica WickedBotz são instrutores, e os demais são tutores das equipes.

São compostas dez equipes, com no máximo três alunos cada, num total de 30 alunos em cada campus. Neste ano o desafio foi trabalhar com um Robô de Sumô de 500g.

Segunda edição do Desafio de Robótica, do programa União Educativa da Católica de Santa Catarina, foi promovida para alunos do ensino fundamental e ensino médio.

O desafio aconteceu nos dois campi da Católica: em Joinville com o desafio do Robô de Sumô e Jaraguá do Sul com o desafio Robô Seguidor de Linha.

Cópia de DSC03850

Feira educação Joinville

2014-10-03 14.34.45

A Católica de Santa Catarina ganhou o primeiro e o segundo lugar na categoria “Ensino Superior” da 2ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej), que aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de outubro. A instituição teve quatro projetos classificados para o evento, que premiou os três melhores trabalhos apresentados nas categorias pré-escola, ensino fundamental, médio, técnico e superior.

O primeiro lugar ficou com o trabalho “Robô Autônomo”, dos acadêmicos do curso de Informática (Sistemas de Informação), com orientação dos professores Manfred Heil Júnior e Maurício Henning. O projeto campeão já havia sido campeão na 10ª Winter Challenge, competição Nacional de Robótica realizada em São Paulo, em julho. A segunda colocação ficou com o “Bancada para Estudo da Eficiência de Motores”, do curso de Engenharia Mecânica, orientado pelo professor Luciano Bueno.

Palestra sobre projetos de robótica desenvolvidos

O professor do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, Manfred Heil Junior, e os acadêmicos da graduação João Schmitt, Joe Vogel Júnior, Fernando Borgmann e Fabrício Konell, realizaram uma apresentação sobre projetos que a Instituição desenvolveu utilizando o conceito de Internet das Coisas e outros desenvolvidos pelo Grupo de Robótica. O evento ocorreu no auditório da unidade de Jaraguá do Sul.

Outra iniciativa de sucesso apresentada foi o robô que rendeu à Católica SC o primeiro lugar na categoria Trekking na 10ª Winter Challenge, em julho de 2014, em São Caetano do Sul (SP) – que reuniu universidades de todo o país. Nesta categoria, os robôs autônomos tinham de percorrer um campo de futebol localizando três cones.

DSC03652

Expoinovação - Joinville

DSC02793

No 1º dia de evento, o Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina e a equipe de robótica Wickedbotz prepararam uma surpresa na abertura da 2ª Expoinovação, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. O robô Earth Rover, criado pelo grupo, levou o microfone para o mestre de cerimônia apresentar o evento – mostrando que a inovação estava presente desde o início da programação.

No 2º dia, o professor do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, Manfred Heil Junior, também responsável pela equipe de robótica Wickedbotz, ministrou uma palestra para o público presente na 2ª Expoinovação, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. O tema foi a Wickedbotz, que já conquistou premiações em vários campeonatos nacionais e internacionais de robótica.

Seniortec - Code Into The Future

Os professores dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville, Manfred Heil Junior e Glauco Vinícius Scheffel, ministraram uma palestra sobre o Grupo de Robótica Wickedbotz durante a 8a Seniortech 2017, evento promovido pela Senior Sistemas, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

A apresentação foi assistida por cerca de 500 pessoas do time técnico da empresa. Na oportunidade, os professores destacaram alguns projetos na área de Internet das Coisas que estão sendo desenvolvidos pelos acadêmicos, como: integração do Google Home com dispositivos, produção de site e App para a Polícia Militar de Jaraguá do Sul, projeto para prevenção de amputação do pé diabético, braço hidráulico com aplicativo para ensino de física e matemática, entre outros.

36563567374_6e118d8f4a_o
Scroll to Top